top of page

PROJETOS

Projeto “Vilas Ecológicas”

PROGRAMA COMUNITÁRIO “VILAS ECOLÓGICAS”

Projeto de iniciativa do Movimento Comunitário Organizado, que visa mobilizar as Instituições, as Associações de Bairro e suas Lideranças, para o desempenho de suas funções sócio-educativas, sensibilizando-as para o cumprimento de seus deveres de cidadania quanto à integração social, preservação e defesa do Meio Ambiente. Com base nessa consciência ambiental, os bairros desempenharão o papel de “Vilas Ecológicas” para realizar práticas efetivas e diferenciadas que promovam ações destinadas a coleta, recolhimento e o entreposto de:

1. Óleo de cozinha (frituras) usado;

2. Resíduos de lâmpadas mercuriais (fluorescentes / econômicas) usadas;

3. Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias usadas;

4. Garrafas e embalagens “PET” usados.

A contrapartida da prática de doação desses resíduos será o desenvolvimento de ações educativas e culturais para os moradores dos bairros envolvidos neste Programa sendo: Ações Sociais: cursos de capacitação, oficinas, palestras, eventos sociais,  esportivos, culturais e festividades. Responsabilidade: serão promovidas pelo CEC, com base em suas instalações e equipamentos. Finalidade: fortalecer o papel social e ambiental das instituições, das organizações, da população e prepará-las para o trabalho de sensibilização do setor comercial e residencial. Óleo de Cozinha Usado. O descarte de óleo de cozinha na rede de esgoto traz diversos prejuízos aos mananciais hídricos e ao tratamento de efluentes. Quando lançado nos rios, cria uma camada na superfície da água que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo a cadeia alimentar aquática.

1 litro de óleo degrada 1 milhão de litros de água na Natureza

Rastreabilidade e "Destino Adequado" para os óleos residuais: Sua conversão em Biodiesel ♦100% renovável ♦ combustível alternativo ao diesel derivado do petróleo A inclusão do Biodiesel, feito a partir de óleos vegetais ( virgens ou de fritura ), na matriz energética brasileira, poderá resultar na redução drástica da emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono – responsável pelo efeito estufa, além de eliminar completamente o enxofre, um dos principais vilões da chuva ácida. A Consciência e a Responsabilidade Ambiental das pessoas têm que ser consolidadas, para descartar o óleo de cozinha em suas Associações de Moradores e ou pontos estabelecidos em seus Bairros, não permitindo o entupimento dos dutos de esgotos, enchentes e a contaminação dos Rios e Córregos de nossa CidadeResíduos de Lâmpadas Mercuriais Países do Primeiro Mundo incluem as lâmpadas fluorescentes / econômicas usadas na lista de resíduos mais nocivos ao meio ambiente, pois contém substâncias químicas que afetam o ser humano, como o Mercúrio, um metal pesado que uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso humano, aos animais e plantas. Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio (10mg) por um período de tempo variável, em função da temperatura, e que pode se estender por várias semanas. Se forem lançadas nos aterros ou lixões, as lâmpadas contaminam o solo, os cursos d'água, chegando até a cadeia alimentar humana. Estas lâmpadas quando encontradas por crianças ou pessoas que desconhecem o perigo que elas representam, quebram-nas pelo simples prazer de vê-las implodir em estouros, em latas de lixo, terrenos baldios ou mesmo no chão, que são contaminados. A Consciência e a Responsabilidade Ambiental das pessoas têm que ser consolidadas, para o descarte das lâmpadas fluorescentes ou mercuriais, em suas Associações de Moradores e ou pontos estabelecidos em seus Bairros, não permitindo seu abandono para prejudicar nossa saúdeResíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos, Pilhas e Baterias Usadas O Lixo Eletrônico originado de equipamentos elétricos e eletrônicos usados, de Pilhas e Baterias descartadas é constituído por um grande número de metais e componentes químicos perigosos à saúde humana, seres vertebrados em geral como mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e principalmente ao Meio Ambiente em que vivemos. Os descartes inadequados de fogões, geladeiras, máquinas, TVs, rádios, computadores, desktops, notebooks, palmtops, laptops, telefones, celulares, brinquedos eletrônicos, aparelhos de som, e inúmeros outros aparelhos em geral, espalham no Meio Ambiente, Metais Pesados como o Mercúrio, Chumbo, Níquel, Zinco, Cobalto, Manganês, Ferro, plásticos, derivados de petróleo e inúmeros elementos tóxicos, que colocam em risco a Sustentabilidade das nossas Gerações Futuras. A Reciclagem destes aparelhos e equipamentos hoje prevê conceitos modernos, importantes e muito significantes como:

1. reforma e reutilização destes equipamentos para menores aplicações e tarefas; 

2. remanufatura relacionada ao reaproveitamento de componentes eletrônicos e peças, para a fabricação de novos equipamentos de menores custos; e 3. demanufatura que implica na completa desmontagem do equipamento, seguida de processos físico-químicos de separação de matérias primas de relevantes custos. A Consciência e a Responsabilidade Ambiental das pessoas têm que ser consolidadas para o descarte de Equipamentos Eletroeletrônicos, Pilhas e Baterias, em suas Associações de Moradores e ou pontos estabelecidos em seus Bairros, não permitindo seu abandono em prejuízo de nossa saúde. Garrafas e Embalagens PET Usadas O “PET” atualmente é utilizado para inúmeras aplicações, mas, principalmente, para Frascos e Garrafas de uso alimentar, hospitalar, cosméticos, bandejas de micro-ondas, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis. Por estas características, este material é produzido em massa, e causam grandes danos ambientais no Meio Ambiente do País. É um material reciclável, porém, são descartados impropriamente nos lixos, em qualquer lugar e sem nenhum controle. Esta prática sobrecarrega as latas de lixo, os caminhões de limpeza urbana, os lixões e os aterros sanitários de qualquer cidade, por mais que se procure evitar. Outro importante segmento é o de Reaproveitamento de Uso, em Programas de Inclusão Social por meio das Artes Plásticas, da Cultura e da Educação, com a participação da população e das comunidades em trabalhos manuais e oficinas nos Bairros. A Consciência e a Responsabilidade Ambiental das pessoas têm que ser consolidadas para o descarte de garrafas e embalagens “PET”, em suas Associações de Moradores e ou pontos estabelecidos em seus Bairros, não permitindo seu abandono em prejuízo de nossa saúde.

Considerações Finais: O CEC e o Programa Comunitário “Vilas Ecológicas” conta com a participação e o compromisso de ONGs e Empresas Vocacionadas para a sustentabilidade deste projeto, sendo: ONGs - ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: 

1. NEOAMBIENTE - Associação dos Agentes Ambientais Voluntários do Desenvolvimento Sustentável e Defesa Social www.neoambiente.org.br Atuando na: ♦  Coordenação geral do Programa Comunitário "Vilas Ecológicas" ♦  Coleta, recolhimento e entreposto de resíduos de lâmpadas mercuriais usadas ♦  Coleta e entreposto de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos usados junto às  Associações e Instituições participantes deste Programa.

 

 

 

 

2. INSTITUTO IPÊ CULTURAL - www.ipecultural.com.br Atuando na: ♦Coleta das garrafas e embalagens “PET” realizando programas de aproveitamento destes recicláveis em artes plásticas, artesanato e oficinas, nas Associações e Instituições participantes deste Programa.  EMPRESAS PARCEIRAS:

 

3. RHAIZES - Espaço de Formação Aberta Ltda.  www.rhaizes.com Atuando na: ♦   Elaboração do material didático e pedagógico adequado à realidade dos instrutores e demais participantes do Programa, influenciando na melhoria contínua de seus resultados. ♦   Assessoria técnica para elaboração de projetos, avaliação e capacitação de equipes técnicas.

 

4. RECÓLEO – Coleta e Reciclagem de Óleos Ltda.www.recoleo.com.br Atuando na: ♦   Coleta das bombonas de óleos de fritura usados nas Associações, Instituições e Empresas participantes deste Programa. (Licença Ambiental Nº. 217 / 08). As Lideranças Comunitárias exercerão as suas atribuições e responsabilidades inerentes a seus cargos. O Programa Comunitário “Vilas Ecológicas” disponibilizará cartazes, folders e demais materiais para serem distribuídos nas residências e estabelecimentos comerciais dos bairros, bem como utilizará as Mídias de TV e Rádio para difundir a Campanha e seus resultados. Garanta a participação das Instituições de seu bairro neste programa comunitário. Mobilize sua Comunidade e seja uma das “Vilas Ecológicas” de Uberlândia.

 

 

APOIO:  

p1.png
logo-ipe
logo-raizes-t-300x149.gif
logo-recoleo-t-300x212.gif
LOGO_PREF_UBERLÂNDIA.jpg

NEOAMBIENTE

MATRIZ: Rua das Orquídeas, 138 - Loja - Cidade Jardim - CEP: 38412-142 - Uberlândia - Minas Gerais

neoambientebrasil@gmail.com / +55 34 3223-8390 / +55 34 99123-7166

PRESIDENTE: Luiz Henrique Martins

agenteambiental@gmail.com / +55 34 99123-7166 / 34 98868-4527

  • Instagram
  • Facebook ícone social

©2020 por NEOAMBIENTE. Orgulhosamente criado por Conceição

bottom of page